Como usar o youtube-dl para baixar uma lista de reprodução do YouTube
O YouTube é uma das plataformas de compartilhamento de vídeo mais populares do mundo, com bilhões de horas de conteúdo disponíveis para streaming e exibição. No entanto, às vezes você pode querer baixar um vídeo ou uma lista de reprodução do YouTube para visualização off-line, backup ou edição. Como você pode fazer isso de forma fácil e eficiente?
Neste artigo, mostraremos como usar o youtube-dl, uma poderosa ferramenta de linha de comando que pode baixar vídeos do YouTube e outros sites, para baixar uma lista de reprodução do YouTube. Também explicaremos como instalar o youtube-dl e o ffmpeg, um software que pode converter formatos de vídeo, no Windows, Mac e Linux. Ao final deste artigo, você poderá baixar qualquer playlist do YouTube com apenas alguns comandos.
youtube dl download playlist
O que é o youtube-dl e por que usá-lo?
youtube-dl é uma ferramenta de linha de comando que pode baixar vídeos do YouTube e outros sites
youtube-dl é um programa gratuito e de código aberto que pode baixar vídeos do YouTube.com e centenas de outros sites de vídeo. Ele é escrito em Python e roda em Windows, Mac, Linux e outros sistemas semelhantes ao Unix. Requer o interpretador Python (versão 2.6, 2.7 ou 3.2+) para ser executado.
O youtube-dl funciona usando um URL de vídeo como entrada e baixando o arquivo de vídeo para o seu computador. Você também pode usá-lo para baixar arquivos de áudio, legendas, listas de reprodução, canais, transmissões ao vivo e muito mais. Você pode especificar a qualidade, formato, nome do arquivo, localização e outros parâmetros do arquivo baixado.
youtube-dl tem muitos recursos e opções que o tornam versátil e poderoso
youtube-dl não é apenas um simples downloader. Possui muitos recursos e opções que o tornam versátil e poderoso. Alguns deles são:
Ele suporta o download de vídeos de centenas de sites além do YouTube, como Vimeo, Dailymotion, Facebook, Instagram, TikTok, etc.
Ele pode baixar vários vídeos de uma só vez usando um arquivo em lote ou um URL de lista de reprodução.
Ele pode retomar downloads interrompidos e pular arquivos já baixados.
Ele pode extrair áudio de arquivos de vídeo e convertê-los em MP3 ou outros formatos usando ffmpeg.
Ele pode baixar legendas, anotações, miniaturas, metadados, descrições, comentários, etc. junto com os arquivos de vídeo.
Ele pode incorporar legendas ou metadados nos arquivos de vídeo usando o ffmpeg.
Ele pode se atualizar automaticamente para a versão mais recente.
Possui muitas opções avançadas para filtragem, classificação, formatação, pós-processamento, registro, autenticação, proxy, Como instalar o youtube-dl e o ffmpeg no Windows, Mac e Linux
Baixe o arquivo executável youtube-dl e o arquivo binário ffmpeg de seus sites oficiais
Para usar o youtube-dl, você precisa baixar o arquivo executável youtube-dl de seu site oficial: . Você pode escolher a versão que corresponde ao seu sistema operacional: Windows, Mac ou Linux. O arquivo é um único executável que não requer instalação. Você só precisa salvá-lo em seu computador e executá-lo na linha de comando.
Para usar o ffmpeg, você precisa baixar o arquivo binário ffmpeg de seu site oficial: . Você pode escolher a versão que corresponde ao seu sistema operacional: Windows, Mac ou Linux. O arquivo é um arquivo compactado que contém o executável ffmpeg e algumas bibliotecas. Você precisa extraí-lo para o seu computador e executá-lo na linha de comando.
Adicione os arquivos youtube-dl e ffmpeg ao caminho do sistema ou mova-os para um local conveniente
Para facilitar o uso do youtube-dl e do ffmpeg, você precisa adicioná-los ao caminho do sistema ou movê-los para um local conveniente. O caminho do sistema é uma lista de pastas que seu computador pesquisa quando você executa um comando. Ao adicionar youtube-dl e ffmpeg ao caminho do sistema, você pode executá-los de qualquer pasta sem digitar o caminho completo.
Para adicionar youtube-dl e ffmpeg ao caminho do sistema no Windows, você precisa seguir estas etapas:
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema e Segurança.
Clique em Sistema e depois em Configurações avançadas do sistema.
Clique em Variáveis de ambiente e depois em Caminho em Variáveis do sistema.
Clique em Editar e depois em Novo.
Digite o caminho completo da pasta onde você salvou youtube-dl e ffmpeg, como C:\Users\YourName\Downloads\youtube-dl ou C:\Users\YourName\Downloads\ffmpeg.
Clique em OK e depois em OK novamente.
Feche o Painel de Controle e reinicie o computador.
Para adicionar youtube-dl e ffmpeg ao caminho do sistema no Mac ou Linux, você precisa seguir estas etapas:
Abra uma janela de terminal e digite o seguinte comando: echo $PATH. Isso mostrará o valor atual do caminho do sistema.
Digite o seguinte comando: export PATH=$PATH:/path/to/youtube-dl:/path/to/ffmpeg. Substitua /path/to/youtube-dl e /path/to/ffmpeg pelos caminhos completos das pastas onde você salvou youtube-dl e ffmpeg, como /Users/YourName/Downloads/youtube-dl ou /Users/YourName/Downloads/ffmpeg.
Digite o seguinte comando: echo $PATH novamente. Isso mostrará o valor atualizado do caminho do sistema.
Feche a janela do terminal.
Se você não deseja adicionar youtube-dl e ffmpeg ao caminho do sistema, pode movê-los para um local conveniente, como sua área de trabalho ou sua pasta pessoal. Dessa forma, você pode executá-los digitando seus nomes seguidos de um espaço e a URL do vídeo.
Teste se o youtube-dl e o ffmpeg estão funcionando executando alguns comandos no terminal ou no prompt de comando
Para testar se o youtube-dl e o ffmpeg estão funcionando corretamente, você pode executar alguns comandos no terminal ou na janela do prompt de comando. Para abrir uma janela de terminal no Mac ou Linux, você pode pressionar Ctrl+Alt+T ou procurar Terminal no menu de aplicativos. Para abrir uma janela de prompt de comando no Windows, você pode pressionar Windows+R ou procurar Prompt de Comando no menu Iniciar.
Para testar se o youtube-dl está funcionando, você pode executar o seguinte comando: youtube-dl --version. Isso mostrará a versão atual do youtube-dl que você instalou.Se você vir uma mensagem de erro, isso significa que o youtube-dl não está instalado corretamente ou não foi adicionado ao caminho do sistema.
Para testar se o ffmpeg está funcionando, você pode executar o seguinte comando: ffmpeg -version. Isso mostrará a versão atual do ffmpeg que você instalou. Se você vir uma mensagem de erro, isso significa que o ffmpeg não está instalado corretamente ou não foi adicionado ao caminho do sistema. Como baixar uma lista de reprodução do YouTube usando youtube-dl
Encontre o URL da lista de reprodução no YouTube e copie-o para a área de transferência
Para baixar uma lista de reprodução do YouTube usando youtube-dl, você precisa encontrar o URL da lista de reprodução e copiá-lo para a área de transferência. O URL da lista de reprodução é o endereço da web que aparece em seu navegador quando você abre uma lista de reprodução no YouTube. Geralmente começa com seguido por uma longa sequência de letras e números.
Para encontrar o URL da lista de reprodução, você pode fazer o seguinte:
Vá para a página inicial do YouTube e clique na guia Biblioteca na barra lateral esquerda. Em seguida, clique na lista de reprodução que deseja baixar e copie o URL do navegador.
Acesse o canal do YouTube que criou a lista de reprodução e clique na guia Listas de reprodução. Em seguida, clique na lista de reprodução que deseja baixar e copie o URL do navegador.
Pesquise a lista de reprodução no YouTube usando palavras-chave ou filtros. Em seguida, clique na lista de reprodução que deseja baixar e copie o URL do navegador.
Cole o URL da lista de reprodução que outra pessoa compartilhou com você ou que você encontrou online.
Depois de copiar o URL da lista de reprodução, você pode prosseguir para a próxima etapa.
Abra um terminal ou janela de prompt de comando e navegue até a pasta onde deseja salvar os vídeos
Para baixar uma lista de reprodução do YouTube usando o youtube-dl, você precisa abrir um terminal ou janela de prompt de comando e navegar até a pasta onde deseja salvar os vídeos. A pasta pode ser qualquer local em seu computador, como sua área de trabalho, sua pasta de downloads ou uma pasta personalizada que você criou.
Para abrir uma janela de terminal no Mac ou Linux, você pode pressionar Ctrl+Alt+T ou procurar Terminal no menu de aplicativos. Para abrir uma janela de prompt de comando no Windows, você pode pressionar Windows+R ou procurar Prompt de Comando no menu Iniciar.
Para navegar até a pasta onde deseja salvar os vídeos, você precisa usar alguns comandos que alteram seu diretório atual. O diretório atual é a pasta na qual você está trabalhando no momento. Você pode vê-lo digitando pwd (imprimir diretório de trabalho) no Mac ou Linux ou cd (alterar diretório) no Windows.
Para alterar seu diretório atual, você precisa digitar cd seguido de um espaço e, em seguida, o caminho da pasta para a qual deseja ir. O caminho é uma sequência de pastas que leva à sua pasta de destino. Você pode usar / (barra) no Mac ou Linux, ou \ (barra invertida) no Windows, para separar cada pasta no caminho.
Por exemplo, se você quiser ir para a pasta da área de trabalho, digite:
cd /Users/YourName/Desktop # Mac ou Linux cd C:\Users\YourName\Desktop # Windows
Se você quiser voltar para a pasta anterior, você pode digitar:
cd .. # Mac, Linux ou Windows
Se você quiser ir para sua pasta pessoal, você pode digitar:
cd # Mac ou Linux cd %USERPROFILE% # Windows
Se você não tiver certeza sobre o caminho da pasta de destino, poderá usar alguns comandos que listam os arquivos e pastas no diretório atual. Você pode usar ls (lista) no Mac ou Linux ou dir (diretório) no Windows. Você também pode usar a guia (autocompletar) para preencher parte do caminho para você.
Depois de navegar até a pasta onde deseja salvar os vídeos, você pode prosseguir para a próxima etapa. Execute o comando youtube-dl com a URL da playlist e algumas opções para customizar o download
Para baixar uma lista de reprodução do YouTube usando youtube-dl, você precisa executar o comando youtube-dl com a URL da lista de reprodução e algumas opções para personalizar o download. O comando youtube-dl tem a seguinte sintaxe:
youtube-dl [OPÇÕES] [URL]
As [OPÇÕES] são parâmetros opcionais que você pode usar para modificar o comportamento do youtube-dl. Existem muitas opções disponíveis, mas abordaremos apenas algumas das mais comuns neste artigo. Você pode ver a lista completa de opções digitando youtube-dl --help ou visitando a documentação oficial: .
O [URL] é o URL do vídeo ou da lista de reprodução que você deseja baixar. Você pode colá-lo da área de transferência ou digitá-lo manualmente. Você também pode usar um arquivo em lote que contém vários URLs, um por linha, e usar a opção -a ou --batch-file para especificar o nome do arquivo.
Exemplo de um comando básico: youtube-dl --yes-playlist [URL da lista de reprodução]
Um comando básico que pode baixar uma lista de reprodução do YouTube usando youtube-dl é:
youtube-dl --yes-playlist [URL da lista de reprodução]
Este comando baixará todos os vídeos da lista de reprodução usando as configurações padrão. As configurações padrão são:
Os vídeos serão baixados na melhor qualidade e formato disponíveis.
Os vídeos serão salvos no diretório atual com seus títulos originais como nomes de arquivo.
Os vídeos serão baixados um a um na ordem em que aparecem na lista de reprodução.
Os vídeos não serão convertidos ou pós-processados de forma alguma.
A opção --yes-playlist é usada para confirmar que você deseja baixar a lista de reprodução inteira e não apenas o primeiro vídeo. Se você omitir esta opção, o youtube-dl solicitará sua confirmação antes de baixar a lista de reprodução.
Exemplo de um comando avançado: youtube-dl -i -f mp4 --download-archive archive.txt --yes-playlist [URL da lista de reprodução]
Um comando avançado que pode baixar uma lista de reprodução do YouTube usando youtube-dl é:
youtube-dl -i -f mp4 --download-archive archive.txt --yes-playlist [URL da playlist]
Este comando fará o download de todos os vídeos da lista de reprodução usando algumas configurações personalizadas. As configurações personalizadas são:
Os vídeos serão baixados no formato MP4, independentemente do formato original.
Os vídeos serão salvos no diretório atual com seus títulos originais como nomes de arquivo.
Os vídeos serão baixados um a um na ordem em que aparecem na lista de reprodução.
Os vídeos não serão convertidos ou pós-processados de forma alguma.
Os vídeos baixados com sucesso serão gravados em um arquivo chamado archive.txt. Este arquivo pode ser usado para pular arquivos já baixados em downloads futuros.
Os vídeos que não puderem ser baixados devido a erros serão ignorados e informados ao final do download.
A opção -i ou --ignore-errors é usada para pular vídeos que não podem ser baixados devido a erros e continuar com o restante da lista de reprodução. Se você omitir esta opção, o youtube-dl interromperá o download assim que encontrar um erro.
A opção -f ou --format é usada para especificar o formato dos arquivos baixados. Você pode usar um único código de formato, como mp4, ou uma combinação de códigos de formato, como bestvideo+bestaudio, para escolher a qualidade e o formato desejados. Você pode ver os códigos de formato disponíveis para um vídeo digitando youtube-dl -F [URL do vídeo]. Se você omitir esta opção, o youtube-dl escolherá o melhor formato disponível por padrão.
A opção --download-archive é usada para registrar os IDs dos vídeos baixados em um arquivo. Este arquivo pode ser usado para pular arquivos já baixados em downloads futuros usando a mesma opção com o mesmo nome de arquivo. Isso pode economizar tempo e largura de banda se você quiser atualizar sua lista de reprodução regularmente. Se você omitir esta opção, o youtube-dl não rastreará os arquivos baixados e poderá baixá-los novamente se você executar o mesmo comando posteriormente. Explicação de algumas opções comuns: -i, -f, --download-archive, --yes-playlist, etc.
Na seção anterior, explicamos algumas das opções comuns que você pode usar com o youtube-dl para personalizar seu download. Nesta seção, explicaremos mais algumas opções que podem ser úteis. Aqui está uma tabela que resume algumas das opções comuns e seus significados:
Opção
Significado
-o ou --output
Especifique o nome do arquivo ou modelo dos arquivos baixados. Você pode usar variáveis como %(title)s, %(id)s, %(playlist)s, etc. para incluir informações do vídeo ou playlist no nome do arquivo. Por exemplo, -o "%(playlist)s/%(title)s.%(ext)s" salvará os vídeos em uma pasta com o nome da playlist com seus títulos e extensões originais.
--playlist-start e --playlist-end
Especifique os índices de início e fim da lista de reprodução para download. Por exemplo, --playlist-start 5 --playlist-end 10 baixará os vídeos da 5ª à 10ª posição na lista de reprodução.
--playlist-reverse
Baixe a lista de reprodução na ordem inversa, do último vídeo para o primeiro.
--playlist-random
Baixe a lista de reprodução em ordem aleatória.
-x ou --extract-audio
Extraia o áudio de arquivos de vídeo e converta-os em MP3 ou outros formatos usando o ffmpeg.
--formato de áudio
Especifique o formato de áudio dos arquivos de áudio extraídos. Por exemplo, --audio-format m4a converterá os arquivos de áudio para o formato M4A.
--qualidade de áudio
Especifique a qualidade de áudio dos arquivos de áudio extraídos. Por exemplo, --audio-quality 0 usará a melhor qualidade disponível.
--embed-subs
Incorpore legendas aos arquivos de vídeo usando ffmpeg.
--embed-thumbnail
Incorpore a miniatura nos arquivos de áudio como arte de capa usando ffmpeg.
--add-metadata
Adicione metadados aos arquivos de vídeo ou áudio usando ffmpeg.
Você pode combinar várias opções para obter resultados diferentes. Por exemplo, se você deseja baixar uma lista de reprodução do YouTube como arquivos MP3 com metadados e miniaturas, pode usar este comando:
youtube-dl -x --audio-format mp3 --audio-quality 0 --embed-thumbnail --add-metadata --yes-playlist [URL da lista de reprodução]
Conclusão e perguntas frequentes
Neste artigo, mostramos como usar o youtube-dl para baixar uma lista de reprodução do YouTube.Explicamos como instalar o youtube-dl e o ffmpeg no Windows, Mac e Linux, como encontrar o URL da lista de reprodução no YouTube, como executar o comando youtube-dl com algumas opções para personalizar o download e como usar algumas opções comuns para modificar o comportamento do youtube-dl. Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo.
Se você quiser saber mais sobre o youtube-dl e seus recursos e opções, visite seu site oficial: .
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o youtube-dl e o download de listas de reprodução do YouTube:
Como posso atualizar o youtube-dl para a versão mais recente?
Você pode atualizar o youtube-dl para a versão mais recente executando este comando:
youtube-dl -U
Isso fará o download e instalará a versão mais recente do youtube-dl de seu site oficial. Você pode precisar de privilégios de administrador para fazer isso.
Como posso baixar apenas determinados vídeos de uma lista de reprodução?
Você pode baixar apenas alguns vídeos de uma lista de reprodução usando a opção --playlist-items. Essa opção usa uma lista separada por vírgulas de índices ou IDs de vídeo que você deseja baixar. Por exemplo, se você deseja baixar apenas o primeiro, terceiro e quinto vídeos de uma lista de reprodução, pode usar este comando:
youtube-dl --playlist-items 1,3,5 [URL da lista de reprodução] Como posso baixar uma lista de reprodução em um formato ou qualidade diferente?
Você pode baixar uma lista de reprodução em um formato ou qualidade diferente usando a opção -f ou --format. Esta opção aceita um código de formato ou uma combinação de códigos de formato que especificam a qualidade e o formato desejados dos arquivos baixados. Você pode ver os códigos de formato disponíveis para um vídeo ou uma lista de reprodução digitando youtube-dl -F [URL do vídeo] ou youtube-dl -F [URL da lista de reprodução]. Por exemplo, se você deseja baixar uma lista de reprodução no formato MP4 720p, pode usar este comando:
youtube-dl -f 'bestvideo[height
Este comando baixará a melhor qualidade de vídeo igual ou inferior a 720p e a melhor qualidade de áudio e os mesclará em um arquivo MP4. Se não houver qualidade de vídeo igual ou inferior a 720p, ele baixará a melhor qualidade disponível.
Como posso baixar uma lista de reprodução com legendas ou metadados?
Você pode baixar uma lista de reprodução com legendas ou metadados usando algumas opções que permitem baixar e incorporar esses arquivos extras. Algumas dessas opções são:
--write-sub: Baixar legendas para o vídeo (requer ffmpeg ou avconv e ffprobe ou avprobe).
--write-auto-sub: Baixar legendas geradas automaticamente para o vídeo (somente YouTube).
--all-subs: Baixe todas as legendas disponíveis para o vídeo.
--sub-format: Especifica o formato da legenda. Um de srt, ass, vtt, lrc ou json.
--sub-lang: Especifique o código do idioma das legendas a serem baixadas. Vários idiomas podem ser especificados com vírgulas.
--embed-subs: Incorpora legendas no arquivo de vídeo (requer ffmpeg ou avconv e ffprobe ou avprobe).
--write-thumbnail: Baixe a imagem em miniatura do vídeo.
--write-description: Baixe a descrição do vídeo e grave-a em um arquivo .description.
--write-info-json: Baixe as informações do vídeo e grave-as em um arquivo .info.json.
--write-annotations: Baixar anotações de vídeo e gravá-las em um arquivo .annotations.xml.
--add-metadata: adiciona metadados ao arquivo de vídeo (requer ffmpeg ou avconv e ffprobe ou avprobe).
Por exemplo, se você deseja baixar uma lista de reprodução com legendas em inglês e espanhol e incorporá-las aos arquivos de vídeo, pode usar este comando:
youtube-dl --write-sub --sub-lang en,es --embed-subs [URL da lista de reprodução]
Como posso acelerar o processo de download?
Você pode acelerar o processo de download usando algumas opções que permitem download paralelo, armazenamento em cache ou pular arquivos desnecessários. Algumas dessas opções são:
-N ou --concurrent-fragments: Especifique o número de fragmentos a serem baixados simultaneamente para cada arquivo. Números mais altos podem melhorar a velocidade de download, mas também podem aumentar o uso da CPU e a sobrecarga da rede.
-n ou --netrc: Use dados de autenticação .netrc. Isso pode economizar tempo, evitando o login toda vez que você baixar um vídeo que requer autenticação.
-c ou --continue: força a retomada de arquivos parcialmente baixados. Isso pode economizar tempo e largura de banda ao pular partes dos arquivos já baixados.
--no-part: Não use arquivos .part. Isso pode economizar espaço em disco gravando diretamente no arquivo de saída em vez de usar arquivos temporários.
--cache-dir: Especifique o diretório onde o youtube-dl armazenará os arquivos baixados antes de mesclá-los. Isso pode melhorar o desempenho usando um disco mais rápido ou evitando a fragmentação do disco.
Por exemplo, se você deseja baixar uma lista de reprodução com 10 fragmentos simultâneos por arquivo, usando dados de autenticação .netrc, retomando arquivos parcialmente baixados, não usando arquivos .part e armazenando arquivos baixados na pasta C:\Temp, você pode usar este comando:
youtube-dl -N 10 -n -c --no-part --cache-dir C:\Temp [URL da lista de reprodução]
Este é o fim do artigo. Obrigado por ler e espero que você tenha aprendido algo útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, deixe-os na seção de comentários abaixo. Feliz download! 0517a86e26
コメント